Contatos:

www.aguiaecondor.com.br

55(31) 3575-3685 /99692-7070 / 99422-9331

aguiaecondor@gmail.com

quinta-feira, 19 de julho de 2018

TEMAZKAL - Uma Terapia Milenar Indígena

Tenda do Suor - Uma Terapia Milenar Indígena
A Tenda do Suor, também chamado de Temazkal (Da língua indígena Nauatl, originária do México, que significa “Casa de Limpeza/Purificação”) ou Inipi (para os nativos das planícies da América do Norte) é uma terapia milenar usada pelos povos indígenas, trata-se de uma Sauna Sagrada onde os participantes recebem uma profunda limpeza no corpo físico, emocional, mental e espiritual. Essa terapia auxilia na cura de doenças agudas e crônicas, estimula os órgãos e limpa toxinas acumuladas por medicamentos, produtos químicos, alimentação inadequada, fumo e bebida alcoólica. Promove uma limpeza sanguínea, estimulando as glândulas. Em 50 minutos é eliminado um litro de suor com toxinas, ácido úrico, colesterol e gorduras. O Temazkal também é eficaz para obesidade e o rejuvenescimento da pele, limpa os seios nasais e paranasais através dos vapores aromáticos de plantas curativas. Alivia sinusites, catarro, asma e bronquite. Seu efeito relaxante combate a insônia e o stress. No Temazkal, a pessoa entra em contato direto com os elementos da natureza (água, terra, fogo e ar), simbolicamente a Tenda representa o Útero da Mãe Terra, promovendo um processo de renascimento em todos os participantes.

TEMAZKAL COM AROMATERAPIA
Aliado à prática milenar e ancestral da Tenda do Suor, são utilizados óleos essenciais, a "alma" da planta, que possibilitam aprofundar a cura, em diferentes níveis. A Sinergia de óleos essenciais puros em contato com as Pedras incandescentes promove profundos efeitos terapêuticos e curativos.

Matéria sobre o Temazkal Aromaterapêutico: 
SOBRE A TENDA DO SUOR:
As Pedras são o elemento condutor da terapia, consideradas pelos povos antigos como seres portadores de registros e memórias, são esquentadas em uma fogueira e entram incandescentes na Tendo do Suor. A cerimônia do Temazkal nos permite ir de encontro com nossa memória ancestral, acessar arquivos ou registros antigos. A falta de visibilidade dentro da Tenda nos leva a um contato profundo com a escuridão, à sensação de estar dentro do útero de nossas mães, um lugar quente, úmido, limitante; fatores que favorecem o encontro de nosso ser verdadeiro, de nossa essência. O contato com os quatro elementos é direto e íntimo. A terra é a casa onde entramos, é o solo no qual deitamos o corpo e entregamos nossas dores, é o que nos acolhe. O fogo esquenta as pedras que contem registros ancestrais e que entrarão incandescentes no centro da Tenda. A água transforma o calor contido nas pedras em vapor, que toca nosso corpo abrindo nosso poros e permitindo a “medicina” das pedras nos curar. O vento é o que nos refresca e nos da vida, cada vez que a porta abre para recebermos mais pedras e, finalmente, quando renascemos, saímos da tenda completando nosso parto! Uma nova oportunidade, um novo tempo, um recomeçar! 

Depoimento de Dani Cuccia Sobre Parto Natural

Depoimento de Dani Cuccia Sobre Parto Natural
Dani Cuccia- Instrutora Hatha Yoga Integral e Yoga para Gestantes- Resgate e Cura do Sagrado Feminino - aguiaecondor@gmail.com - http://tochavioleta.blogspot.com/
vídeo: Lídia Friche

GERÂNIO: Perfumando sua Feminilidade

PALESTRA
GERÂNIO: Perfumando sua Feminilidade
Com Dani Cuccia
Assista gratuitamente a palestra sobre o óleo de gerânio e a feminilidade, ministrada pela aromaterapeuta Dani Cuccia, professora do IBRA na farmácia Leminis em BH.
A palestra percorre pelo universo do gerânio, com comentários sobre seu uso para o equilíbrio emocional e hormonal da mulher, com dicas de uso e outros aspectos de uso desta planta e óleo essencial formidável.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Vídeos da coluna ÁGUIA & CONDOR

Confira todos o vídeos da Coluna Águia & Condor, Canal Consciência Próspera, com Ka Ribas

1- O que é Xamanismo?

2 - Como lidar com a falta de motivação?

3- O Mito de Manco Capac:

4- Aprendizado com Tayta Martin Pauccar:

5- O que é o Método ARCO?

6- Como ter clareza?

7- Animais de Poder:

8- Matemática Sagrada Andina

9- Rituais em Nossa Vida

10- Chakana, a Cruz Andina:

11- A Chakana e o Calendário Agrícola:

12- Como ficar mais Centrado?

13- Machu Picchu:

14- A Constelação do Cruzeiro do Sul:

15- Oferenda à Pacha Mama:

16- Como lidar com o Medo?

17- A Medicina da Serpente:

18- A Medicina do Puma:

19- A Medicina do Condor:
20- Aliança Fogo Sagrado de Itzachilatlán e Aldeia Guarani M'Biguaçu:

21- Inspiração com a Abuela Ana Luisa Solis Gil:

22- O que é Temaskal?

23- O que é Waira Cocha?

24- Florianópolis, a ilha Mágica!

Saúde Integral Feminina

Olá mulheres!!!
Estou aqui para convidá-las para os atendimentos individuais de Saúde Integral Feminina.
Estou na caminhada como terapeuta complementar desde 2003 e trabalho com várias técnicas de cura.
Entre elas:
Mestre Reiki,
Aromatóloga e professora do IBRA
Consteladora familiar e terapeuta sistêmica
Ginecologia Natural
MAGNIFIED HEALING
DOULA
Cura e Resgate do Sagrado Feminino
Cura e bênção do útero (Moon Mother Avançada,)
Instrutora de Hatha Yoga Integral e Yoga para Gestantes
Óleos essenciais e produtos LASZLO AROMATOLOGIA
IXCHEL ESSÊNCIAS DA TERRA
Através de uma consulta inicial onde você me traz o que procura equilibrar e cuidar em sua trajetória como mulher, juntas traçamos uma caminhada ao encontro da cura que você busca e manifesta.
Importante lembrar que a cura se manifesta através de você, eu sou apenas uma ferramenta, que vai apoiá-la mostrando como se re-conectar aos seus próprios ciclos e a amar seu ser totalmente.
Mulheres qualquer desequilíbrio que se manifesta em seu corpo físico, já percorreu uma longha jornada pelo seu ser, o físico é a última etapa, onde aquele registro vem dizer "olha aqui pra mim!!!", estou aqui pra estar ao seu lado quando você for olhar para isso e te apoiar no caminho que vai tomar.
Entre em contato e saiba mais sobre cada técnica pelo www.aguiaecondor.com.br ou pelo insta @danicuccia ou ainda pela página no face Dani Cuccia.
Te aguardo!!!
Abraços!

terça-feira, 17 de julho de 2018

CONSTELAÇÃO FAMILIAR E XAMANISMO - Um rico e interessante diálogo!

Um interessante e rico diálogo pode ser estabelecido entre a milenar sabedoria, práticas e técnicas de cura ancestrais, de diferentes tradições nativas, o que convencionou-se chamar por xamanismo, e os fundamentos das Constelações Familiares Sistêmicas de Bert Hellinger.
A começar pelo fato de que, uma das inspirações de Bert Hellinger, para criar a técnica das Constelações Familiares, veio do povo africano Zulu, com o qual ele teve contato e conviveu durante a época em que era missionário católico na África do Sul.
Nas palavras do próprio Bert Hellinger:
“Primeiramente, o respeito que eles (os Zulus) mostram por seus pais. Isso me impressionou muito. Também a segurança com que as mães lidam com seus filhos era impressionante. Dificuldades com filhos é algo que não conhecem. Simplesmente sabem do que as crianças precisam. As mães eram sempre dedicadas. Outra coisa que tomei de lá foi o respeito diante do próximo. Lá cada um pode preservar sua reputação. (...) O importante para mim foi sempre o crescimento interno. Minha experiência na África contribuiu grandemente para isso”. – B e r t H e l l i n g e r - “U m L u g a r p a r a o s E x c l u í d o s”
O respeito e reverencia à ancestralidade, o direito de pertencimento ao grupo por parte dos indivíduos e a importância e ênfase dada às trocas e à reciprocidade são elementos que caracterizam não apenas aos Zulus mas a muitos outros povos, culturas e tradições primigênias (ainda chamadas por alguns de primitivas), que seguem com esses valores fundamentais que, quando são suprimidos, os atira em profundas crises de caráter ético e moral, levando à confusão da identidade individual e coletiva.
É preciso que se diga que os fundamentos do inovador processo terapêutico de Constelação Familiar Sistêmica, de Bert Hellinger, são encontrados e caracterizam a tradição e a cultura de muitos povos! Ao estabelecer as chamadas “Leis do Amor”, Bert Hellinger não inventou a roda, mas criou um veículo perfeitamente adaptado (e necessário) às pessoas do mundo globalizado.
Nas Constelações Familiares, é o terapeuta, também chamado de constelador, que se coloca a serviço e que, por meio da técnica, segue um roteiro pelo qual o Sistema Familiar do cliente (ou constelado), o Campo, irá se manifestar. Nos povos “antigos”, quem assume essa função é o ou a xamã!
Detentor de muitos saberes, contador de histórias (Bert Hellinger é grande apreciador do recurso terapêutico e pedagógico das histórias), especialista e profundo conhecedor dos meios para se alcançar a cura e reestabelecer a saúde, seja no âmbito físico, espiritual, emocional ou psicológico, o xamã (ou a xamã) buscava por diferentes recursos reequilibrar e harmonizar o que está fora de ordem. Ora, e um dos objetivos das Constelações Familiares não é exatamente esse? Identificar que Ordem do Amor foi transgredida, gerando um desequilíbrio no Sistema Familiar e na vida da pessoa e buscar, por meio da técnica, reequilibrar esse Sistema! Colocar em Ordem o que está desordenado!
As Leis ou Ordens do Amor de Bert Hellinger podem ser sintetizadas assim:
1- Pertencimento: todo indivíduo tem o direito a pertencer ao Sistema, portanto todos devem ser incluídos.
2- Hierarquia: os mais antigos vem primeiro, os mais novos vem depois.
3- Equilíbrio entre Dar e Receber: o balanço dinâmico e harmônico nas trocas e nas relações.
Quando alguma dessas Ordens é transgredida, surgem problemas e enfermidades.
O mesmo se vê no processo de cura do xamanismo e em tradições e culturas ancestrais!
Para muitas tradições, o direito de pertencimento, a primeira Ordem do Amor, é primordial e para alguns povos, a identidade coletiva, a comunidade, sobrepõe-se ao indivíduo! Algo que pode soar até mesmo estranho em uma época tão individualista como a que vivemos!
Além disso, predomina em muitos povos nativos o caráter inclusivo que se sobrepõe à exclusão. No âmbito espiritual, por exemplo, a aceitação do cristianismo por muitas tradições ameríndias e africanas foi relativamente fácil por seu caráter inclusivo, o que contrastava e se chocava com o excludente dogma do monoteísmo ético e de uma religião de verdades absolutas, princípios propagados e defendidos até mesmo por meio da violência por parte dos zelosos responsáveis por evangelizar e converter milhares de seres humanos à “verdadeira fé”, no caso, o cristianismo.
A qualidade inclusiva dessas tradições e povos se fez presente, apesar da brutalidade do processo de conversão, nos fenômenos da mestiçagem e do sincretismo, algo muito comum nos países latino-americanos por exemplo, onde os santos e entidades católicos encontram seu análogo em divindades pré-colombianas ou africanas. Somente tradições inclusivas poderiam adotar o culto às Mamachas Andinas (associação da Virgem católica às Montanhas Sagradas e à própria Pachamama, a Mâe Terra dos índios) ou à identificação dos Santos da igreja com os Orixás africanos.
Já a Hierarquia, a segunda Ordem do Amor, apresenta-se com muita força e vigor no respeito, reverência e, em alguns casos, culto aos ancestrais. Desconheço uma cultura tradicional que não apresente essa qualidade! Para muitos povos nativos, o que os mais velhos dizem assume o caráter de lei. Em algumas culturas, os ancestrais são tão respeitados que continuam, mesmo após a morte, a participar ativamente da vida cotidiana dos vivos! Em algumas culturas pré-colombianas, os mortos eram mumificados e participavam de eventos sociais, cerimônias e até mesmo julgamentos e conselhos de guerra! Outro exemplo fascinante encontra-se na colorida e alegre Festa do Dia dos Mortos em países como o México, onde os ancestrais são convidados a se banquetear junto com os vivos.
Quanto ao equilíbrio entre Dar e Receber, a reciprocidade encontra-se como um princípio ético e um dever em muitas culturas e povos. No caso do xamanismo, esse fundamento que norteia as relações não é exclusividade dos seres humanos, mas alcanças a relação com todos os seres, reinos e dimensões, como diz a expressão indígena Lakota: “Mitakuye Oyasin - Por Todas as Nossas Relações”.
Um exemplo muito interessante é a continuidade desse princípio de reciprocidade que perpassou sucessivas civilizações, culturas e povos no decorrer dos milênios na América do Sul. Na época dos inkas, a última grande civilização pré-colombiana sul-americana, esse princípio era chamado de Ayni. Ainda hoje é um dever ético e uma obrigação para as comunidades tradicionais andinas e membros dessas comunidades praticarem o Ayni, a reciprocidade, hoje eu lhe ajudo, amanhã serei ajudado! Graças a esse princípio, grandiosas civilizações se levantaram e prosperaram, mesmo nas condições mais adversas (o que é o caso da extensa região andina).
Mas ao invés de diminuir a contribuição de Bert Hellinger, reconhecer que as Ordens do Amor já eram conhecidas e respeitas há milênios e que, em nosso desequilibrado mundo moderno, elas se fazem necessárias e urgentes, traz mais força e valoriza a contribuição desse genial terapeuta, filósofo, poeta e pedagogo alemão. O mundo hoje clama por Ordem!
E se para muitos, a prática do xamã ainda encontra-se no âmbito das crendices e superstições, o caráter científico presente na pesquisa e técnica das Constelações Familiares apresenta-se aceitável para muitas pessoas, tantas que atualmente a técnica de Bert Hellinger está em quase todo o Planeta!
Por vezes a aproximação é grande e tornam-se tênues os limites e separações entre uma sessão de Constelação Familiar e práticas espirituais e espiritualistas (o próprio Bert Hellinger pratica, assim como muitos outros consteladores a chamada “Constelação do Espírito”), e isso não é negativo, afinal um dos princípios da Constelação é a inclusão e seria incoerente excluir o espiritual.
Nessa perspectiva, a sabedoria e técnicas das antigas tradições, o xamanismo, pode contribuir e muito com as Constelações! Há muitos pontos de convergência e onde abre-se uma lacuna de uma das técnica, a outra apresenta-se para a complementar.
É muito interessante o fato de que no xamanismo sempre encontramos altares com uma grande variedade de objetos e instrumentos de poder. Ora, em muitos altares xamânicos, esses objetos tornam-se uma representação simbólica do universo, do cosmos, nada mais sistêmico!
Para o xamanismo, o universo é sistêmico e absolutamente tudo encontra-se interligado, como se todo o universo fosse como uma teia de aranha, ou se preferir, o Campo Morfogenético de Rupert Sheldrake.
Por ser inclusiva, a técnica das Constelações Familiares Sistêmicas apresenta-se flexível e permite a complementaridade de outras técnicas e práticas, sendo o xamanismo um recurso a oferecer inúmeras possibilidades.
Para tanto, é necessário equilíbrio e sobriedade para que o caráter científico das Constelações Sistêmicas não seja sobrepujado pelo caráter mágico do xamanismo e nem que o científico engesse ou negue a magia.Mas que o terapeuta e a Terapia de Constelações Familiares Sistêmicas devem honrar e reverenciar o xamã e às tradições de cura e o saber ancestral, eles devem, afinal, o xamanismo é que veio primeiro.
Ka Ribas

OS BENEFÍCIOS DO XAMANISMO PARA O TRATAMENTO DAS ADICÇÕES E TOXICOMANIAS

Xamanismo é um termo cunhado por antropólogos para definir um conjunto de práticas ancestrais de cura, êxtase, devoção e conexão com o transcendente. Esse conjunto de práticas é encontrado em todo o mundo, o que transforma o xamanismo em um fenômeno universal essencialmente humano. Suas origens remontam a 40 ou 50.000 anos atrás, no período paleolítico, o que o torna a primigênia forma do ser humano se conectar ao sagrado e a mais antiga prática espiritual da humanidade.

A expressão originou-se a partir da palavra “Saman”, que é a denominação dada pelos povos das estepes da Sibéria e Mongólia à pessoa, ao especialista, que domina e utiliza essas práticas ancestrais e detém o conhecimento e sabedoria ancestral relacionado às mesmas.

Entre os fundamentos do xamanismo estão o reconhecimento do sagrado e transcendente na diferentes manifestações de vida e respeito pela ecologia; a utilização dos inúmeros recursos naturais de cura oferecidos pela natureza, disponíveis nos reinos mineral, vegetal e animal; a relacionalidade e interconectividade de tudo; a necessidade de expansão da consciência humana e a comunicação com outros mundos, dimensões e realidades.

Atualmente, essas práticas e técnicas ancestrais apresentam-se como eficientes métodos para se curar inúmeros males do corpo e da alma, como a adicção em seus inúmeros aspectos e formas.

Na visão xamânica, a saúde é fruto de uma vida equilibrada. Quando qualquer área da vida encontra-se em desequilíbrio o resultado são enfermidades. Ao contrário, quando se vive em equilíbrio, experimenta-se harmonia, bem-estar, felicidade e paz, manifestando a beleza!

O processo de cura no xamanismo busca trazer de volta esse equilíbrio, que, por algum motivo, foi afetado em algum aspecto do ser: físico, emocional, mental ou espiritual.

Para se alcançar esse propósito, são utilizadas técnicas como “jornadas extáticas” (as viagens a outras dimensões da consciência, conduzidas pelo toque do tambor por ex.), cantos, defumações, banhos, plantas medicinais, pedras e cristais e inúmeras outras ferramentas. No contexto xamânico, qualquer meio que contribua para que o equilíbrio seja reestabelecido é chamado de “medicina”.

Em minha prática de cura e experiência como terapeuta de medicina ancestral (xamanismo), pude testemunhar muitos sucessos no tratamento e auxílio à pessoas com adicções, principalmente o cigarro e drogas como o crack.

No trabalho de cura da adicção do cigarro, é utilizado o próprio tabaco, porém em um contexto ritual e de cura, fumado com reverência e propósito, demonstrando à pessoa uma outra maneira de se relacionar com o poderoso espírito do tabaco, a força espiritual da Planta do Tabaco que é utilizada milenarmente em todo o continente americano, no sul e norte, como um eficiente recurso de cura e comunicação com a dimensão espiritual.

Apresentar a uma pessoa com adicção em cigarro uma maneira diferente de relação com o Tabaco produz um efeito imediato e definitivo. Ironicamente é uma maneira de se parar de fumar fumando.

De maneira análoga, também foi obtido êxito no trabalho de cura da adicção de crack por meio de ferramentas xamânicas, no caso do crack, derivado da coca, Planta Sagrada e também de utilização milenar na extensa região Andino-Amazônica, são as folhas de coca, também em um contexto ritual, o principal instrumento da prática de cura xamânica. Neste caso, é realizada uma cerimônia tradicional de preparação de uma oferenda à forças e poderes de cura da Mãe Natureza, chamada na região andina de Pachamama.

Nessa Cerimônia pratica-se o AYNI, a Reciprocidade com as forças que sustentam a Vida e proporcionam saúde e bem estar. Na oferenda são colocadas folhas de coca, grãos, doces, incensos naturais e outros elementos simbólicos que visam agradar e alimentar as forças da Natureza. Durante todo o período de preparação da oferenda, se “masca” as folhas de coca para manter uma constante conexão com as forças da natureza e o espírito da Planta.

Além dessas práticas, também testemunhamos a eficácia da cerimônia da Tenda do Suor ou Temazkal[1] no auxílio e tratamento a adicções múltiplas, incluindo drogas, álcool, doces e outros.

A Tenda do Suor é uma terapia milenar usada pelos povos indígenas, e consiste de uma Sauna Sagrada onde os participantes recebem uma profunda limpeza no corpo físico, emocional, mental e espiritual.

Essa terapia auxilia na cura de doenças agudas e crônicas, estimula os órgãos e limpa toxinas acumuladas por medicamentos, produtos químicos, alimentação inadequada, fumo e bebida alcoólica. Promove uma limpeza sanguínea, estimulando as glândulas. Em 50 minutos é eliminado um litro de suor com toxinas, ácido úrico, colesterol e gorduras.

O Temaskal também é eficaz para obesidade e o rejuvenescimento da pele, limpa os seios nasais e paranasais através dos vapores aromáticos de plantas curativas. Alivia sinusites, catarro, asma e bronquite. Seu efeito relaxante combate a insônia e o stress.

Porém, todo o processo de limpeza do corpo físico e desintoxicação promovidos pelo Temazkal são apenas a primeira parte do processo de cura!

A Tenda do Suor estimula processos de transformação internos, alcança pontos no mais íntimo de uma pessoa, o contato com o silencio propicia uma Paz que preenche e acalma, permitindo ir fundo em dores e medos. O escuro, o local fechado, a permanência em uma posição aparentemente incômoda, o calor, são fatores que levam ao despertar de diversos sentimentos. Uma cerimônia de Temazkal possibilita a consciência de que somos capazes, elevando a alta-estima e valorizando a pessoa, trazendo novo ímpeto e estímulo para a sua recuperação.

No Temaskal, a pessoa entra em contato direto com os elementos da natureza (água, terra, fogo e ar), simbolicamente a Tenda representa o Útero da Mãe Terra, promovendo um processo de renascimento em todos os participantes. O ambiente interior da Tenda reproduz as condições do útero materno, é quente, escuro e úmido. Os toques do tambor que acompanham o decorrer da cerimônia, marcam o batimento acelerado do coração de um bebê.

Portanto, a Tenda é a terra, a casa onde entramos, o solo no qual deitamos o corpo e entregamos nossas dores, é o que nos acolhe. O fogo de uma fogueira exterior esquenta pedras que entrarão incandescentes e serão depositadas no centro da Tenda. A água vertida sobre as pedras quentes transforma o calor contido nas mesmas em vapor, que toca o corpo abrindo nossos poros e permitindo à “medicina” das pedras curar. O vento é o que nos refresca e nos dá vida, cada vez que a porta abre para recebermos mais pedras e, finalmente, quando renascemos, saímos da tenda completando nosso parto! Uma nova oportunidade, um novo tempo, um recomeçar. Neste ponto, observar-se que a pessoas com qualquer adicção encontra uma nova possibilidade de vida, desperta sua fé e consolida seu propósito de cura.

[1] Palavra na língua indígena Nauatl, originária do México, que significa “Casa de Limpeza ou de Purificação”.
Ka Ribas

sábado, 16 de janeiro de 2016

CERIMÔNIA DE CACHIMBO SAGRADO (SHANUPA/PETYNGUÁ) fevereiro 2016

CERIMÔNIA DE CACHIMBO SAGRADO 

(SHANUPA/PETYNGUÁ)

Propósito: Agradecer pela Abundância e Prosperidade

Rezar pela Vida dos Povos Indígenas.

CASA COLIBRI 01 de fevereiro, 19:00h

CASA COLIBRI - Rua Via Láctea, 71 bairro Sta Lúcia BH-

MG 

INFORMAÇÕES: aguiaecondor@gmail.com


www.aguiaecondor.com.br



TEMAZKAL FEVEREIRO 2016


TEMAZKAL - fevereiro 2016

Propósito:
Agradecer pela Abundância das Águas e
Pedir pela Vida Digna aos Povos Indígenas.

Casa Colibri, 13 de fevereiro, Sábado, 10:00

Informações: aguiaecondor@gmail.com
www.aguiaecondor.com.br
"Dentro do Temazkal, tocamos todos os mistérios que existem; é o princípio que é o Fogo Sagrado, que é a energia pura, que é a própria presença da Criação. Porém é a Criação em movimento, de uma forma que nos regressa, aqui na Terra, com uma forma física.
Nos oferece a oportunidade de reconhecer os presentes que recebemos: o respirar, reconhecer que existe um alimento que é imediato, o ar, e que entra dentro de nós de forma natural, como o primeiro alimento, ao chegar aqui, a esta Terra. E dessa forma funciona dentro do nosso ser, dentro de nossa natureza. Quando alguém é capaz de ir assim, para trás no tempo, é quando se reativam todas as medicinas que estão no princípio.
Também está o presente da água, que é outro dos presentes que aprendemos a receber, depois de respirar. Que é também o presente do próprio calor, porque esta água vem acompanhada de um calor natural" . Aurelio Diaz Tekpankalli - "Una Voz Para Los Hijos De La Tierra"


Matéria sobre Temazkal no Jornal Hoje em Dia: http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/de-origem-indigena-ritual-de-xamanismo-atrai-pessoas-de-todas-as-crencas-ao-santa-lucia-1.370325

Mais informações sobre o Temazkal: http://www.aguiaecondor.com.br/karibas/temaskal.php